Sicoob conclui a série de 6 ações de conteúdo em ‘Terra & Paixão’ com a principal celebração do cooperativismo financeiro

Sicoob conclui a série de 6 ações de conteúdo em ‘Terra & Paixão’ com a principal celebração do cooperativismo financeiro

Momento de reunião dos cooperados tem grande importância para desenvolvimento da instituição e da comunidade em que a cooperativa está inserida e foi evidenciado na TV Globo a partir de ação de conteúdo na novela

Durante o capítulo dessa quarta-feira, 13, uma cena icônica foi ao ar na novela ‘Terra & Paixão’: o Sicoob realizou uma pré-assembleia com a participação de diversos cooperados na cidade fictícia de Nova Primavera. As pré-assembleias, que antecedem as assembleias – principal celebração do cooperativismo financeiro – foram o tema abordado durante a trama no horário nobre da TV Globo.

De acordo com Enio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, esses momentos são um dos principais diferenciais que as cooperativas levam ao Sistema Financeiro Nacional, já que o cooperativismo financeiro não tem clientes, e sim donos. “Quando você se associa, torna-se um dos proprietários do Sicoob. As pré-assembleias e as assembleias finais, como instâncias máximas de deliberação, são a afirmação do empoderamento dos cooperados, cuja manifestação define os rumos de cada cooperativa e, por decorrência, gera repercussão no entorno territorial. No ambiente cooperativo, os interesses dos cooperados, da cooperativa e da comunidade se confundem”, destaca.

Entre os diversos temas abordados durante as pré-assembleias e as assembleias finais, estão a avaliação da qualidade da gestão e a definição sobre a destinação do resultado econômico da cooperativa, que, sendo positivo, em sua parcela mais expressiva é compartilhado diretamente entre os cooperados na proporção de seus negócios com a entidade. Além de beneficiar individualmente os cooperados, parte do excedente contábil gerado anualmente é revertido para projetos sociais eleitos pela comunidade. É também nesses encontros que, de forma democrática, os cooperados elegem os membros dos órgãos de administração e fiscalização da cooperativa e decidem sobre os objetivos e as metas do novo exercício.

“A participação dos cooperados nessas reuniões, demonstrando postura de donos, é crucial para o empreendedorismo cooperativo. Ao estarem presentes e exercerem seus direitos, eles levam para dentro de cada entidade a realidade e a expectativa das comunidades onde residem e empreendem. Isso garante efetividade à doutrina cooperativista, sobretudo no que se refere ao compromisso com o engajamento territorial conforme preconiza o 7º princípio universal do movimento”, diz Enio Meinen.

Presente durante mais de seis meses em um dos espaços de maior audiência da televisão brasileira, o Sicoob, um dos representantes mais expressivos do cooperativismo financeiro no Brasil, contribui para a conscientização, a educação financeira e o acesso da população a produtos e serviços financeiros em condições mais justas, incluindo o crédito com juros mais acessíveis. O Sicoob também contribui para o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões brasileiras, reforçando seu compromisso com projetos sociais, ambientais e em defesa do clima, impactando diretamente as localidades em que as suas cooperativas estão inseridas.

Ações envolveram até a criação de uma cooperativa

A participação do Sicoob em ‘Terra & Paixão’ foi muito mais do que apenas uma iniciativa publicitária. A instituição financeira cooperativa levou contexto para suas ações, demonstrando como de fato funciona o cooperativismo financeiro e como ele muda as dinâmicas das regiões em que está presente.

Em determinado momento da trama, a personagem Lucinda (Débora Falabella) percebe que, no contexto de Nova Primavera, uma cooperativa financeira poderia auxiliar todos os ramos de atividades e os diferentes personagens da novela, desde pessoas físicas a empreendedores e produtores rurais.

É aí, então, que o Sicoob é acionado, instala uma agência no município e passa a ser uma alternativa atraente e sustentável, beneficiando toda a comunidade, como ocorre na vida real de qualquer cooperativa do Sistema.

A agência do Sicoob na cidade cenográfica de Nova Primavera também será palco para uma ação no ‘É de Casa’ do próximo sábado, 16, concluindo o projeto da marca com a Globo.

Para saber mais sobre o Sicoob, acesse: www.sicoob.com.br.

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial