Riachão do Jacuípe: Dia de Corpus Christi é celebrado por católicos na cidade

Riachão do Jacuípe: Dia de Corpus Christi é celebrado por católicos na cidade

Confira imagens da celebração dos fiéis no feriado de Corpus Christi em Riachão do Jacuípe

A cidade amanheceu com diversas pessoas envolvidas na atividade de confeccionar os tapetes e a procissão realizada neste dia faz alusão à peregrinação do Povo de Deus em busca da Terra Prometida.

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, ou Corpus Christi, ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

Os tapetes ‘estendidos’ pelas ruas do centro da cidade (Foto: Evandro Matos)

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Confecção dos tapetes

Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

Os tapetes ‘estendidos’ pelas ruas do centro da cidade (Foto: Evandro Matos)

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.

Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, pedras, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Fonte: https://www.interiordabahia.com.br

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial