Parceiros da agricultura familiar debatem cooperativismo no II Congresso do Cogefur

Parceiros da agricultura familiar debatem cooperativismo no II Congresso do Cogefur

Com o tema Cooperativismo e Finanças Solidárias: Protagonismo e Inovação foi realizado o II Congresso do Conselho Gestor do Fundo Rotativo (Cogefur), nesta quinta-feira (1/12), no município de Serrinha.

O evento contou com a participação de representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A SDR, por meio da CAR, apoia fundos rotativos que disponibilizam crédito para empreendimentos da agricultura familiar, a exemplo do Cogefur.

O Coopergiro, que é resultado dessa parceria, integra o Sistema Cresol-Ascoob, que visa articular ações e investimentos complementares e necessários para empreendimentos já apoiados por projetos como o Bahia Produtiva. A linha de crédito é disponibilizada para que as organizações possam fazer a aquisição de matérias-primas, embalagens, manutenção do estoque e outras despesas operacionais.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participou da fundação e o de crescimento do Cogefur, que abriu linhas de crédito e deu segurança jurídica aos agricultores. “Estamos celebrando a existência do Cogefur e esse Congresso traz um conjunto de instituições importantes para o centro do debate de diferentes assuntos que fortalecem o cooperativismo. É desafiador manter um fundo ativo ampliando resultados como temos hoje. Confiamos nesse trabalho para avançar com responsabilidade na estrutura de gestão das organizações e beneficiar aquela população que mais precisa. O Congresso traz experiências para a gente aperfeiçoar cada vez mais a caminhada do Cogefur”.

A programação contou com conferências, exposições, apresentações culturais e degustação de produtos da agricultura familiar. O Congresso teve a presença de grandes nomes do cooperativismo, associativismo e de movimentos sociais da Bahia.

Hilda Mercês, presidente do Cogefur, associação gestora do maior do fundo rotativo de crédito do Nordeste, explicou que o objetivo do evento é resgatar utopias e fazer apontamentos futuros. Ela destacou a importância das parcerias. “É importante que tenhamos unidade para dar continuidade”.

A presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia) e da Federação Unicafes-Bahia, Regina Dantas, representou as cooperativas de produção. “Muito importante para a gente ter um fundo que apoia a agricultura familiar para que as organizações tenham recursos para alavancar sua produção. Nosso protagonismo é construir sonhos juntos e semear a planta para juntos colhermos harmonia, paz e amor”.

O Cogefur é reconhecido pela experiência em ações financeiras, realizadas por meio de parceria com cooperativas de produção, de assistência técnica e extensão rural (Ater), coletivos de mulheres e de juventude, sindicatos rurais, associações e federações e beneficia mais de oito mil famílias de agricultores familiares.

Assessoria de Comunicação da SDR/CAR

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial