Em Salvador, Governador da Bahia participa de solenidade em ato do 7 de Setembro

Em Salvador, Governador da Bahia participa de solenidade em ato do 7 de Setembro

O Brasil completa 200 anos de independência nesta quarta-feira (7), desde os marcos de assinatura do decreto e anúncio de independência do então chefe de estado Pedro de Alcântara, em 1822. Em Salvador, os atos de celebração aconteceram pela manhã em um percurso entre o Largo da Graça à Praça Castro Alves, no centro da capital baiana. O governador Rui Costa esteve presente no desfile cívico-militar, que reuniu cerca de 6.700 pessoas.

O governador Rui Costa participou da solenidade do hasteamento das bandeiras como representante do Estado.  “Independência do Brasil significa sempre, no passado e no presente, um desejo do povo brasileiro em reafirmar suas tradições democráticas e de ter um País melhor, que ofereça comida, condições de trabalho, de renda e de dignidade para a pessoa humana. Essa é a alma do 7 de Setembro e dos 200 anos de Independência”, reafirmou.

Novo uniforme e padrão de viaturas da PMBA

Após dois anos sem cerimônias por causa da pandemia, o evento marca também a retomada dos desfiles em território nacional. Esse ano, o destaque foi a Polícia Militar (PMBA), que apresentou seu novo uniforme e padrão estético de suas viaturas. O ato foi aberto pelos ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (COM), com apresentação da Banda de Música da PM Maestro Wanderley, do Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e Academia de Polícia Militar (APM).

Escolhemos uma data magna para apresentar à sociedade civil o novo uniforme e a nova padronagem das viaturas, trazendo, sobretudo, a nova identidade visual da corporação, que está para completar 200 anos em 2025”, frisou o Comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho. Ainda conforme o comandante, a escolha da nova estética respeita os elementos históricos e implementando outros novos, visando a economia e simplicidade.

Participaram do desfile a Tropa Especializada, o Batalhão de Guarda (BG), Batalhão de Choque, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Especializado no Policiamento em Eventos (Bepe) e de Polícia Turística (Beptur). A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) também marcaram presença. O Polo Industrial e do Grupamento Aéreo (Graer) realizou o sobrevoo na área do evento. O ato foi encerrado pelas Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) de Salvador e do interior.

Segurança

Para reforço da segurança no evento, 471 policiais militares realizaram o patrulhamento das ruas, pontos de ônibus, áreas próximas das estações de metrô e estações de transbordo como a Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio.

Fanfarras

O festejo ainda contou com a participação de fanfarras protagonizadas por estudantes de diversos colégios do estado, como o Colégio Estadual Severino Vieira, Colégio Estadual Ana Bernardina, Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, Colégio Estadual Azevedo Fernandes e Colégio Estadual Helena Matheus.

Fotos: Antonio Queirós/GOVBA

 

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial