Cem anos do rádio no Brasil: confira especial sobre o veículo

Cem anos do rádio no Brasil: confira especial sobre o veículo

Além da Independência, 7 de Setembro marca a chegada do rádio no país

Exatamente hoje, 7 de setembro, o rádio completa 100 anos no Brasil. Neste dia de celebração, encerramos o especial da Agência Brasil sobre a data com uma coletânea do material produzido sobre a história do rádio, acompanhe.

padre Landell de Moura

O escritor Hamilton Almeida descobriu detalhes sobre a vida do inventor do rádio, que fez primeira transmissão radiofônica em 1899.

Entre a transmissão de 7 de setembro de 1922 ao início da chamada Era de Ouro do rádio, na década de 1940, o Brasil viveu um boom de criação de emissoras.

Equipamentos de som,radio antigo,Rádio

A Rádio Clube de Pernambuco criou estatuto e organização que serviram como legado para o que ocorreria na década de 1920.

Rádio Escola 3 – Alunos de escola radiofônica. Fonte: Livro de Tombo. Figuras diversas, 1968-1975. Bragança: Tribunal de Contas da Cúria da Diocese de Bragança, s.d.

A ideia de Edgard Roquette-Pinto, criador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, era que o rádio tivesse a educação como fundamento. A estratégia deixou legado um século depois.

Redação de Radiojornalismo da Rádio Nacional no Edifício À Noite por ocasião do vigésimo aniversário da emissora em agosto de 1956. Fonte: Acervo da Rádio Nacional

A veiculação de notícias pelo rádio começa na década de 1920, com a leitura de notícias de jornais; ao longo dos anos, inovações como a cobertura esportiva e repórteres na rua ajudam a formar o radiojornalismo no país.

Gravação do “Repórter Esso” , com Heron Domingue

Com cinco minutos de duração e notícias curtas e diretas, o formato do Repórter Esso trouxe inovação para o radiojornalismo.

Radiojornalismo

O radiojornalismo passou por grandes transformações, como as rádios só de notícias, a migração da AM para a FM e da antena para a internet.

O Museu do Rádio grava cenas da primeira radionovela do Brasil. “Em busca da felicidade”, que está completando 80 anos.

Na ficção e na vida real, as radionovelas fizeram e fazem as pessoas sonhar, além de gerarem uma sensação de pertencimento cultural.

As emissoras de rádio criaram uma série de atrações para entreter o público. Relembre os programas que fizeram sucesso.

Das primeiras transmissões nas décadas de 1920 e 1930 até os dias atuais, de rádios invadindo a internet, o esporte brasileiro cresceu e fez história via ondas sonoras.

Radiojornalismo

Das primeiras transmissões nas décadas de 1920 e 1930 até os dias atuais, de rádios invadindo a internet, o esporte brasileiro cresceu e fez história via ondas sonoras.

Fonte:  https://agenciabrasil.ebc.com.br

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial