Profissionais da Saúde de Baixa Grande participam de palestras sobre Aleitamento Materno

Profissionais da Saúde de Baixa Grande participam de palestras sobre Aleitamento Materno

Diversas ações sobre o tema foram realizadas durante todo o mês de agosto

Em culminância ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à promoção do aleitamento materno no Brasil, a Secretaria de Saúde de Baixa Grande promoveu, na terça-feira, 26 de agosto de 2025, uma série de palestras voltadas aos profissionais da saúde. O foco principal foi nos profissionais que atendem diretamente as mães durante a gestação, no pós-parto e nos primeiros anos de vida de seus bebês (puérperas).

Reportagem em Vídeo

As palestras foram ministradas por Rafaela Santana, fisioterapeuta pediátrica, consultora em aleitamento materno humano, tutora do Método Canguru e formada em Aconselhamento em Amamentação pelo Ministério da Saúde.

Segundo Ilmara Leal, secretária de Saúde do município, as ações foram baseadas nos índices locais de amamentação, buscando fortalecer a referência ao aleitamento materno como padrão ouro de alimentação, sendo a principal forma de prevenção de doenças futuras quando realizado de forma correta até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Durante a manhã, a palestra foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde e às visitadoras do Programa Criança Feliz. A agente Nailde Sodré avaliou positivamente a atividade, destacando a relevância das novas informações recebidas, principalmente sobre a posição correta do bebê durante a amamentação.

Fazendo parte da equipe do Programa Criança Feliz, Lais Teles, ressaltou a importância do aprendizado, já que acompanha mães desde a gestação até os primeiros três anos de vida da criança. “Tinha coisas que eu mesma não sabia e aprendi nesta palestra. São conhecimentos essenciais que devemos levar para as mães atendidas pelo Programa”, afirmou.

No turno da tarde, a palestra foi voltada para os profissionais da Atenção Primária à Saúde, com foco nos primeiros cuidados com mãe e bebê ainda na maternidade, desmistificando mitos que persistem de geração em geração sobre a amamentação, entre outros temas.

Além dos profissionais de saúde, algumas gestantes atendidas pelo município também participaram das palestras. Elas compartilharam experiências e esclareceram dúvidas. A estudante Itauane Sousa, que está no nono mês de gestação de seu primeiro filho, afirmou ter aprendido muito, especialmente sobre o chamado “leite verde”, que pode ocorrer quando o bebê está gripado, uma dúvida comum entre muitas mães de primeira viagem.

www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba

Ediomário Catureba

Responsáveis pelos sites www.baixagrande.net e www.catureba.com.br administra o canal no youtube www.youtube.com/@caturebatv | DRT 8484-BA
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial