Centenas de fiéis católicos, com palhas de coqueiro ou ramos nas mãos, participaram da Procissão de Ramos na noite deste domingo, 13 de abril de 2025. O “Domingo de Ramos” marca o último domingo antes da Sexta-feira da Paixão, celebrando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Segundo a Bíblia, muitos tiraram seus mantos e os estenderam na estrada, enquanto outros cortavam ramos de palmeiras e também os colocavam no caminho, clamando:
“Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21:9)
A procissão teve início na Rua Manoel Ribeiro Soares, percorreu parte da Rua Claudionor de Oliveira, Rua David Saback, Avenida Heraldo Miranda e seguiu até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa, marcando oficialmente o início da Semana Santa para os católicos.
A celebração foi presidida pelo Padre Fred Figueredo, que em sua homilia refletiu sobre a última semana de Cristo antes de sua morte. Destacou a atitude do povo que, inicialmente, o acolheu com entusiasmo em Jerusalém, mas que depois se distanciou, representando a contradição humana diante de um Rei humilde — um rei que falava de maneira simples aos que mais precisavam. Esse mesmo rei, disse o padre, foi condenado e crucificado pelos poderosos da época.
Durante toda a semana, a Paroquia terá programação religiosa da semana santo, intensificando na sexta-feira, com a Via Sagra, sábado com a Vigília Pasqual e domingo a Missa da Páscoa a ressureição do Senhor.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA