Open Finance completa três anos e Sicoob registra mais de 740 mil consentimentos

Open Finance completa três anos e Sicoob registra mais de 740 mil consentimentos

O Sicoob celebra os três anos da implementação do Open Finance com números expressivos e o aprimoramento das funcionalidades. Iniciativa do Banco Central, o Open Finance tem o intuito de proporcionar autonomia e liberdade para os consumidores de serviços financeiros compartilharem seus dados e informações entre as instituições financeiras com as quais mantém relacionamento. Essa inovação além de melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para o consumidor, promove uma competição saudável entre os agentes do sistema financeiro.

Desde a implementação, o Sicoob registrou mais de 740 mil consentimentos recebidos e transmitidos até dezembro de 2023. Consentimento é a palavra utilizada para definir a autorização dada pelo cooperado para que suas informações sejam enviadas ou recebidas de uma instituição financeira para outra.

Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, destaca que o Open Finance é um grande aliado. “Nesses anos de Open Finance acumulamos valiosos aprendizados e conquistas que reforçam nosso papel de referência no mercado financeiro cooperativo e na vanguarda de inovações tecnológicas. Nosso compromisso persiste em oferecer continuamente novidades, com o propósito de promover justiça financeira e prosperidade. Estamos atualmente desenvolvendo uma série de melhorias para aprimorar ainda mais a experiência financeira dos nossos cooperados e simplificar as operações do dia a dia”, ressalta o executivo.

Nesse tempo, a instituição disponibilizou novas ferramentas, como a Adesão Inteligente Sicoob (AIS), movimento conhecido no mercado como smart onboarding, que funcionou como projeto piloto e foi o primeiro a ofertar esse tipo de serviço, além de ser indicado ao prêmio Seleção Mobile Time. Seus esforços permitiram, também, ser o primeiro representante do cooperativismo financeiro a se habilitar como ITP (Iniciador de Transação de Pagamentos) e, no próprio mercado financeiro, esteve entre as dez primeiras instituições a se habilitar dentro de uma gama de mais de 800 players.

Adicionalmente, o Sicoob alcançou um marco significativo na inovação e no aprimoramento dos serviços financeiros oferecidos aos cooperados. Através do aproveitamento inteligente dos dados compartilhados através do Open Finance, o Minhas Finanças foi lançado em dezembro de 2023, reunindo em um único lugar a visão centralizada das finanças dos cooperados, incluindo detalhes das movimentações em conta corrente e cartões. Com isso, é proporcionada uma gestão financeira mais eficaz e personalizada, atendendo às necessidades de cada cooperado.

A nova funcionalidade do Super App Sicoob está alinhada ao compromisso com a inovação e a educação financeira. Ela não apenas permite que os cooperados tenham controle total sobre suas finanças em uma plataforma unificada, mas também oferece acesso a uma variedade de conteúdos educacionais. Esses recursos são projetados para empoderar os cooperados, fornecendo-lhes o conhecimento e as ferramentas necessárias para tomar decisões financeiras informadas e sustentáveis. Este avanço reforça o papel de liderança no ecossistema financeiro, marcando um passo significativo para um futuro mais inclusivo e educativo em finanças, comenta Vilaça.

Benefícios

A forte presença em todos os estados da federação, os consideráveis investimentos nos canais digitais e o propósito cooperativista têm possibilitado a expansão e atração de novos cooperados para o Sicoob. Segundo a instituição, a implementação do Open Finance por exemplo, gerou um notável aumento de 13% nas associações durante a jornada de adesão digital.

Vilaça explica que o Open Finance tem o potencial de proporcionar diversas vantagens aos brasileiros e suas perspectivas futuras no país são promissoras. “Esta iniciativa traz consigo uma série de benefícios significativos para os consumidores brasileiros, destacando-se a maior transparência, o acesso a novos produtos, a facilidade nas transações e a personalização de serviços. No Sicoob, já implementamos diversas soluções utilizando as informações compartilhadas pelos cooperados no Open Finance e planejamos implementar outras soluções inovadoras para expandir a oferta de produtos e serviços financeiros para nossos cooperados”, ressalta.

Fonte: www.sicoob.com.br

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial