Há 100 anos, Baixa Grande – BA era administrada por um descendente de Judeu

Há 100 anos, Baixa Grande – BA era administrada por um descendente de Judeu

Em 1863 chega ao arraia da Baixa Grande, o Sr. Joaquim Saback, ele, juntamente com sua esposa, vindo de Feira de Santana, comercializavam miudezas, chegando em Baixa Grande, foi bem recebido por Manoel Ribeiro Soares, aqui se alojaram e comercializavam pela redondeza, passados alguns anos, trouxeram cerca de 60 pessoas também da família Saback.

Junto com outras famílias, lutaram e contribuíram na emancipação Política de Baixa Grande, isto em 17 de julho de 1885. Emancipada, Baixa Grande teve como primeiro Intendente, o seu fundador Manoel Ribeiro Soares, após o mandato de Manoel, a intendência foi assumida por um Judeu, David Ribeiro Saback.

Um certo dia, o jovem Antônio Pamponet, sobrinho de Manoel Ribeiro, incomodado com as interferência dos Saback na política de Baixa Grande, juntou ao Padre Argolo, expulsou toda a família Saback da cidade, escoltando a cavalo até a cidade e Ipirá, ao saber da ação, o velho Manoel Ribeiro, discordou e foi até Ipirá pedir o retorno dos Saback a Baixa Grande, muitos deles, não aceitaram retornar e seguiram vigem à Feira de Santana.

Alguns retornaram e aqui constituíram família, sendo um deles ocupante da cadeira de prefeito, Camerino Ribeiro Saback, foi eleito, para o mandato de 1924 a 1928, após mandato, Camerino continuou residindo em Baixa Grande, sua residência onde hoje funciona a Pizzaria Bela Massa, também conhecida como Pizzaria de Tézio, aqui faleceu, os restos mortais de Camerino se encontra enterrado no cemitério de Baixa Grande, sua jazida se encontra a lado da capela do cemitério.

Herança Judaica em Baixa Grande

A praça principal de Baixa Grande recebe o nome de seu fundador, Manoel Ribeiro Soares, e em uma das principais avenida, a segunda mais conhecida da cidade recebe o nome de um Judeu, Avenida David Saback, sendo este o 2º Intendente, sucedendo Manoel Ribeiro, com mandato entre 1889 a 1893.

Além disto, foi dado o nome de um de seus descendentes, Antônio Saback, a uma escola localizada no Povoado das Cancelas.

Carneira de Camerino Ribeiro Saback, ex-prefeito de Baixa Grande (1924 a 1928)

www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial