Grupo De 14 Alunos E Uma Professora De Jacobina Embarca Para Intercâmbio Em Portugal Nesse Sábado

Grupo De 14 Alunos E Uma Professora De Jacobina Embarca Para Intercâmbio Em Portugal Nesse Sábado

Ao todo, 120 estudantes e professores brasileiros passarão dez dias em Lisboa em um intercâmbio cultural. Viajar de avião, em uma viagem internacional, desembarcar na Europa e, em Portugal, poder visitar pontos importantes para a construção histórica do Brasil. Os próximos dias reservam essa experiência inédita para 14 estudantes e uma professora da rede pública de ensino de Jacobina. Veja a lista completa no arquivo abaixo:

Eles foram selecionados para um intercâmbio de dez dias em Lisboa pelo projeto “Era uma Vez… Brasil” e embarcam para essa jornada no próximo sábado, 11 de novembro. De malas prontas, eles se juntam a outros 106 intercambistas que partem de quatro estados brasileiros – Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

É quase unanimidade entre os participantes, sobretudo os estudantes, o fato desta ser a sua primeira viagem internacional e, para muitos deles, a primeira vez em um avião. Muito além de uma viagem turística para a Europa, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico que teve início junto ao ano letivo das escolas e veio se desenvolvendo ao longo de todo o ano.

A viagem é uma das etapas do projeto “Era uma Vez… Brasil”, iniciativa que está em sua sétima edição e que reconta a História nacional, trabalhando na sala de aula de escolas municipais brasileiras narrativas que exaltam a importância dos povos originários e quilombolas na construção histórica do país.

Em 2023, o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros “Brasis”, em alusão aos 200 anos de independência, trabalhou a desconstrução da ideia enraizada no imaginário coletivo dos nomes tidos como heróis da independência. Em sala de aula, ao longo do ano, professores e alunos refletiram sobre os processos de independência ocorridos nos diversos territórios do Brasil, destacando outros atores históricos que por vezes não são lembrados como protagonistas.

Em Jacobina, o projeto contou com 455 estudantes inscritos, mobilizando 14 professores e 11 escolas. Para acontecer, a iniciativa conta com a importante parceria da JMC Pan American Silver, que patrocina o projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

RUMO A PORTUGAL

A viagem, então, coroa um processo de quatro etapas de um programa de atividades educativas, artísticas e culturais. Em Portugal, serão dez dias vivenciando experiências, visitando locais emblemáticos de Lisboa, importantes para a História do Brasil, e discutindo o processo colonizatório. Além dos pontos históricos, o grupo visitará escolas portuguesas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 28 curtas-metragens e um livro de 100 histórias em quadrinhos (HQs) escritas e ilustradas por eles durante a primeira etapa do projeto.

“Muito esperada pelos alunos, a viagem é uma das etapas mais fundamentais do “Era Uma Vez…Brasil”. A possibilidade de vivenciar outro país, conhecer outra cultura, ver de perto um lado das suas origens, percorrendo caminhos que só viram nos livros e, principalmente, poder trocar experiências com outros jovens é algo muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

No grupo de 120 brasileiros que desembarcam em Portugal estão estudantes e professores de oitavo ano da rede pública de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura deseja a todos os estudantes e professora, de Jacobina, uma excelente viagem!!

Fonte: https://jacobina.ba.gov.br

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial