Estudantes da escola municipal José Muritiba, localizada em Viração, distrito distante 18km da sede de Baixa Grande, tiveram uma aula atípica na manhã desta quinta-feira, 31 de agosto de 2023, foi a 1ª Feira Empreendedora das Escolas do Campo.
Reportagem em Vídeo
A feira faz parte do Programa Despertar, realizado em parceria de prefeituras, escolas e sindicatos, e tem como objetivos, desperta nos estudantes valorização de produtos da Agricultura Familiar produzidos em sua comunidade.
Ubaldo Rios, professor na escola José Muritiba, conta que a feira é a conclusão da primeira etapa do programa que consiste em um trabalho feito em sala de aula, levando aos estudantes a valorização do homem do campo e até mesmo as operações matemática.
A feira também contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Baixa Grande, a entidade esforça na permanência do homem e mulher no campo, e acha essencial ações como esta trazendo a valoração da agricultura familiar para dentro da sala de aula. Conta Rogério Cerqueira
Júlio Cotias, presidente Sindicado dos Produtores Rurais de Baixa Grande, conta que esta parceria da entidade com a prefeitura visa levar aos estudantes a valorizar toda a produção do campos tanto na alimentação e comercialização, “Saber utilizar o melhor da terra e tirar proveito disto”.
Cada estudante ou seus familiares trouxeram produtos que foram comercializado no pátio da escola. Fernanda de Oliveira, é mãe de Enzo, estudante da escola, ela conta que o filho aprendeu bastante e ficou bem ansioso para a realização da feira.
Diferente das demais feiras, em Viração, os estudante doaram todo o dinheiro da vendas para a escola, e será investida em uma hortas na área escolar. A ação dos estudantes chamou atenção da Secretária de Educação, Joanita Rios.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catreba – DRT 8484-BA