Música, arte e esporte marcam Dia do Estudante na rede estadual de ensino

Música, arte e esporte marcam Dia do Estudante na rede estadual de ensino

O Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira, 11 de agosto, contou com uma programação especial desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) nas unidades escolares da rede estadual de ensino. As atividades estão vinculadas aos Programas e Projetos Estruturantes do órgão e têm o objetivo de promover a integração e descontração dos alunos, como parte do processo de aprendizagem. No Colégio Estadual Duque de Caxias no bairro, da Liberdade, em Salvador, e no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaias Alves (Ceep -Iceia), no Barbalho, alunos e professores participaram de apresentações culturais, esportivas e culturais.

No Duque de Caxias, unidade que possui 2.800 alunos, em três turnos, e oferece ensino Fundamental II, Médio, Técnico, além de Educação para Jovens e Adultos (EJA), o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) revelou novos talentos e o torneio de Futebol de Salão (Futsal) animou as torcidas que representam os clubes Bahia e Vitória. “Nós estamos esse mês todo com essa programação. O Face, que é um projeto estruturante da iniciação musical, o basquete, futsal, futebol, a nossa fanfarra, que está muito bonita. Ainda teremos a gincana, que já foi lançada hoje com o tema de “Gentileza gera Gentileza”. Isso nos traz um alento muito grande porque nós precisamos ajudar essa juventude, precisamos incentivar, que eles se sintam acolhidos, que eles se sintam valorizados aqui na escola”, declarou a vice-diretora Márcia Medrado.

O estudante Davi Bispo, 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio, disputou a partida de futsal pelo time Bahia e se mostrou animado com a atividade. É fenomenal. A gente não esperava isso tudo. O Duque vem aprimorando suas atividades e foi um dos motivos de eu querer estudar na escola. Há dois anos já estou aqui. Hoje é dia de estreia, não é? Sempre dá aquele frio na barriga. Mas, a gente sempre crê que a gente vai ganhar hoje”, disse animado.

Atividades diversificadas

No Iceia, tradicional colégio da capital que hoje conta com 1800 alunos matriculados, a 1ª Parada Estudantil reuniu apresentação de coral, karaokê, concurso de talentos, oficina de grafite e de pintura de telas, além da disputa de jogos de mesa, como xadrez, dominó e pebolim, competições de judô, basquete, vôlei e futebol, que também contou com o Baba de Saia.

“É importante fortalecer esse vínculo da escola. Não só como ambiente de estudo, mas também trazer a escola como uma forma de diversão. Fortalecer a escola como ambiente de valorização da cultura, do esporte. E eu acho que é isso que está acontecendo hoje é muito importante. Espero que se repita nos outros ano e que as outras escolas também estejam empenhadas nisso”, afirmou a presidente do Grêmio Estudantil do Iceia, Maíra Almeida.

“Ao longo do ano, a gente promove momentos que façam a integração entre os estudantes e todos os outros entes da comunidade na gestão, professores, os pais, os funcionários, os próprios moradores do entorno. Então, a gente tem que fazer com que essa aproximação aconteça porque a gente percebe que realmente traz um diferencial no ambiente escolar. A gente percebe que há uma harmonia maior depois de cada evento desse”, afirmou a diretora do Iceia, Maribel Silva. Ela ainda informou que as atividades seguirão ao longo do mês com outros projetos, competições e premiações.

Fotos: Rafael Martins/GOVBA

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial