A trajetória de um povo da Baixa Grande com o Retratista Heleno Rios

A trajetória de um povo da Baixa Grande com o Retratista Heleno Rios

A CaturebaTV lançou a primeira entrevista intitulada “A trajetória de um povo da Baixa Grande”, para abertura da série foi entrevistado Heleno de Oliveira Rios, Retratista nos anos 70 a 90 em Baixa Grande, sendo o primeiro fotografo/retratista da cidade a fazer fotos externas.

Nascido na Fazenda Boa Hora, região do Povoado da Viração, Heleno Rios viu o talento de ser retratista ainda na adolescência, de uma família de 5 filhos era o único homem, começou a praticar seu talento, desenhando as irmãs em papel, colocando em uma caixa de papelão e brincava de tirar retratos.

Quando na década de 70 foi ao Rio de Janeiro, trabalhou e comprou sua primeira máquina de tirar retratos, passando a registrar vários momento familiar, cultural e religioso de Baixa Grande, ainda em fotos Monóculo. Confira a entrevista

O retratista tirava os retratos, quando preenchia o filma, revelava e entregava aos donos, muitas vezes nem localizava mais quem mandou tirar, mutãs dessas fotos ficaram anos aguardando pelo seus donos. Quando se mudou para a Viração, comunidade rural de Baixa Grande, destruiu, porem em busca de seus arquivos antigos, foi encontrando um álbum com algumas fotos, confira abaixo:

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial