Médica sanfoneira leva o clima do São João para a maternidade Frei Justo Venture, em Seabra

Médica sanfoneira leva o clima do São João para a maternidade Frei Justo Venture, em Seabra

Os acordes da sanfona tomaram conta da Maternidade Frei Justo Venture, na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, nessa véspera de São João. A ação organizada pela equipe de humanização da unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que é gerida pela Fundação Fabamed, reuniu pacientes, acompanhantes e colaboradores, garantindo muita música e animação pelos corredores da maternidade.

E quem ditou o ritmo do forró foi a médica Adriane Barreto Cunha. Nascida na cidade de Seabra, Adriane ficou conhecida como médica sanfoneira por recorrer aos ensinamentos musicais aprendidos com a avó, dona Amélia, para humanizar o atendimento e levar cuidado em forma de música aos pacientes.

Acompanhada da zabumba e do triangulo, a médica sanfoneira percorreu a unidade levando conforto e descontração para mamães, profissionais de saúde e bebês e recém-nascidos, que foram devidamente apresentados ao ritmo que é a cara do nordeste e dos festejos juninos.

Para a médica, a humanização no cuidado faz toda a diferença. “Com certeza fizemos o primeiro forró de muitos bebezinhos que estavam lá e ouviram, pela primeira vez, os toques da sanfona e as batidas do triângulo. A gente acaba quebrando esse clima hospitalar e levando o forró e o São João para dentro da unidade. Acho muito importante que a gente leve isso para aquela mãe que tá ali internada, longe da família, que ela consiga ficar próxima da festa mesmo estando internada”, contou.

Referência para a gestação e o parto de alto risco para Seabra e mais de 11 municípios da região da Chapada Diamantina, a Frei Justo Venture vem investindo, cada vez mais, na humanização do cuidado. No local, as mulheres em trabalho de parto contam com uma equipe atenciosa e preparada, aliado a infraestrutura de ponta com equipamentos

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial