Projeto de Lei tornará o Samba, Patrimônio Cultural do Município de Ipirá

Projeto de Lei tornará o Samba, Patrimônio Cultural do Município de Ipirá

Foi lida na sessão ordinária desta terça-feira (04) na Câmara de Vereadores de Ipirá, a mensagem de um projeto de lei que torna o samba de roda de Ipirá, como Patrimônio Cultural do Município.

O samba de roda de Ipirá é uma expressão cultural de grande valor histórico e artístico, que faz parte do patrimônio imaterial do povo baiano. Com raízes que remontam ao período colonial, essa manifestação cultural é um exemplo vivo da cultura popular brasileira, sendo reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2004.

Dessa forma, este projeto de lei visa garantir o reconhecimento oficial do samba de roda de Ipirá como patrimônio cultural e imaterial do município de Ipirá, assegurando a sua preservação e valorização, bem como a continuidade da transmissão dessas tradições às futuras gerações. Além disso, essa lei irá contribuir para a promoção da cultura local, estimulando a realização de eventos e atividades culturais que valorizem a riqueza e diversidade cultural do município.

O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Luma Gusmão (PCdoB) e será votado na próxima terça-feira (11). Ele tem como objetivo o reconhecimento dos amantes do samba, principalmente do Projeto Samba da Praça que acontece todas as sextas-feiras a noite na Praça Roberto Cintra no centro de Ipirá.

Fonte: https://caboronganoticias.com.br

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial