Salvador recebe segunda maior competição nacional de BMX neste final de semana

Salvador recebe segunda maior competição nacional de BMX neste final de semana

A segunda maior competição e a primeira do ano no calendário brasileiro do BMX, válido pelo ranking nacional C2, acontece neste final de semana na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, na Avenida Octávio Mangabeira, na Orla de Pituaçu. A Copa Brasil de BMX 2023 pontua para o ranking nacional e serve como seleção para os programas de apoio ao esporte nacional e estaduais.

A programação inicia no sábado, 11, com os treinos livres para os atletas prepararem-se e fazerem o reconhecimento da pista. Já no domingo, 12, a partir das 9h30, terão as primeiras provas da fase classificatória. Logo depois, por volta das 13h, acontecem as fases finais e, posteriormente, as premiações dos melhores colocados de cada categoria.

Cerca de 200 atletas de 18 estados do país mais os representantes baianos de Salvador, Feira de Santana, Pojuca, Lauro de Freitas, Camaçari e Itaberaba participam das 41 categorias, entre homens e mulheres, a partir dos 05 anos. A maioria dos atletas é do nordeste por ser na região e ser a mais importante depois do Campeonato Brasileiro de BMX, em São Paulo.

Com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), a competição é realizada pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS) e pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC).

A expectativa da equipe da Bahia é conseguir bons resultados por ter alguns dos grandes nomes brasileiros da modalidade, como o campeão nacional e mundial Jaldo Caribé e a Paôla Reis, que é a atual campeã brasileira elite e que já disputou títulos internacionais. Além disso, é destacada a força de outros atletas da capital e do interior, com ênfase nas categorias de base, como os alunos do Projeto Pedal, realizado no local e fruto de uma parceria entre a ABS e a Sudesb.

Ascom Sudesb

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial