Militão e as histórias da Família Catureba

Militão e as histórias da Família Catureba
Catureba, família bem conhecida em Mairi, município distante 284 km de Salvador, capital da Bahia.

Mesmo espalhados pelo Brasil, todos da família Catureba são parentes de alguém vindo da Fazenda Santo Antônio, situada na zona rural de Mairí, o município foi cenário de diversas rivalidades, muitas delas entre familiares, a exemplo da família Catureba x Ferreira, até hoje Mairí traz sinais de divisão, inclusive na religião, pois na entrada da cidade existem dois cemitérios, um reservado aos falecidos católicos e outro aos evangélicos, demonstrando que nem mesmo após a morte se unem.

Documentário em Vídeo

Dos principais nomes da família Catureba, ainda vivo, tem Militão Catureba, hoje com 95 anos, o mesmo tem fama de ter sido muito valente, reside na sede de Mairí, juntamente com o casal de filhos caçulos (Filipe e Suelen).

O site www.catureba.com.br foi em busca desta figura, para ouvir algumas histórias e origem da Família Catureba, em uma parada no posto de combustível, na entrada da cidade, obtivemos algumas informações, fui até à secretaria de Cultura e conversei com o secretário Thuca Rios, que nos passou mais detalhes, em uma rua bem estreita, localizei Militão. O ícone da Família Catureba, ainda com energia para uma boa piega.

Militão Catureba

Consta em seu documento que nasceu em 1.928, filho de Filipe Catureba e Francilina da Silva, Militão Catureba leva a fama dos Caturebas de tradição, autor de brigas que deixou fama como a Família de valentes, digna de respeito por onde passava, até mesma por autoridades como: Delegados, Inspetores e Policiais.

A valentia dos Caturebas ficou conhecida após uma briga de duas famílias, Ferreira x Catureba. Segundo Militão, o sobrenome Catureba foi dado pela primeira vez aos seus avós (Antônio Catureba e Júlia Catureba), ambos encontrados no mato e trouxeram para que morassem na fazenda Santo Antônio, Munícipio de Mairi.

Militão e seus filhos caçulos, Filipe e Suelen

www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial