Descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino voltam a se encontrar no 4º encontro em Mundo Novo-BA

Descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino voltam a se encontrar no 4º encontro em Mundo Novo-BA

Na intenção de fortalecer os laços e manter a unidade, a tradicional família dos Ribeiros e Cia, já estão no aquecimento visando a participação do 4º Encontro dos Descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino.

Esse ano, o Encontro terá a sua 4º edição que se realizará no dia 27,28 e 29 de janeiro de 2023, na Associação Banco do Brasil (ABB), em Mundo Novo, no sertão baiano.

Como enfatiza, o Mundo-novense, Ademar Ribeiro. “A ideia é reunir, nossas bisavós, avós, mães, pais, primos, tios, sobrinhos que o tempo e as circunstancias da vida nos separou, é com grande satisfação que estarei marcando presença também neste encontro na minha cidade Natal”. Destacou Ademar.

Conforme Vera Ribeiro, uma das organizadoras do evento, a programação de sábado e domingo (27 e 28), inclui visita ao Mosteiro Jequitibá, visita ao Monte de Santa Cruz, apresentações Culturais, como a tradicional “RODA DE SAMBA”, exposição de fotos, culto ecumênico, almoço festivo e a foto oficial do evento. Disse Vera.

Como surgiu o Encontro

A ideia de fazer o Encontro, começou em meados do ano de 2010 a partir da percepção de UM de seus expoentes, o saudoso ORLANDO RIOS, sobrinho de Salustiano Ribeiro e Neto de André Avelino e Amélia Ribeiro (Amélia era uma das irmãs de Salustiano).

Em contato com Ademar Ribeiro, por intermédio de Cleuber Rios ( filho de Orlando), foi se descobrindo os descendentes e começou se então uma verdadeira mobilização para acontecer o tão sonhado na época o 1º Encontro.

 A luta de Orlando Rios, para acontecer o encontro da família, era como sendo a família de Salustiano e André, tão numerosa e vivendo pelos quatros cantos do Brasil e do mundo, precisava se conhecer para que os laços familiares tão valorizados por todos não se perdessem e, assim, a unidade fosse mantida.

Edições dos Encontros

A primeira edição do encontro aconteceu no Distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa-BA, no ano de 2017.

 Em 2018 foi a vez da cidade de Feira de Santana receber a segunda edição.  No ano de 2020, os familiares voltaram a se reunir no estado do Espirito Santo, na cidade de Pedro Canário.

Falecimento de Orlando Rios

Após a realização do sonho de sua vida, com a realização oficial do 1º Encontro dos Descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2017. Na data de 17 de maio de 2017 (mesmo ano do 1º encontro), falece Orlando Rios, um dos principais idealizadores do Encontro da família.

Nascido em 04 de julho de 1940 (77 anos), nascido na cidade de Mairi, filho de Clarice Barberino Rios e Deraldino Ribeiro de Oliveira, Orlando Rios, ou carinhosamente chamado de Orlandinho, ele, deixou um legado de luta e justiça, uma verdadeira referência. Referência de generosidade, cumpridor de seus deveres, exemplo de pai, avó e bisavó.

As centenárias Famílias Ribeiro e Oliveira

AS FAMILIAS RIBEIRO e OLIVEIRA, com mais de 130 anos de existência e tradição na região de Mundo Novo, Baixa Grande, Mairi e Ipirá, no sertão da Bahia, começaram a ser constituídas desde a época do ano de 1880.

Descendente de português, o Sr. SALUSTIANO RIBEIRO DA SILVA, filho do Sr. MANOEL RIBEIRO, nacionalidade portuguesa, vindo de Portugal para o Brasil no ano de 1820, para residir e trabalhar na cidade de Ipirá, Estado da Bahia, nasceu no dia 08/06/1860 na cidade de Ipirá.

Em 1880, se transferiu para o povoado de Pedras, município de Baixa Grande, Estado da Bahia, logo em seguida adquirindo terras na cidade de Mundo Novo, localidade da Fazenda Caboronga, apelidada de Jiribué, aonde veio morar definitivamente, casando-se com a Sra. ELVIRA DA SILVA LEAL, constituindo uma grande FAMÍLIA, tendo 15 filhos, sendo 07 homens e 08 mulheres.

ANDRÉ AVELINO FERREIRA DE OLIVEIRA, também de origem portuguesa, casou-se com Amélia Ribeiro Alves, então irmã de Salustiano Ribeiro, teve 14 filhos, sendo 07 homens e 07 mulheres.

Com isto, estas famílias descendentes de Salustiano Ribeiro e André Avelino se tornaram uma das maiores e mais tradicionais daquela região e com a união com outras famílias como Família Rios, Borges, Ferreira, Leal, Lima, Carneiro e outras que constituem hoje uma grande descendência espalhada por todo Brasil.

Por Cleuber Rios -MTB 4805 BA

 

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial