Síndromes respiratórias em aves, como a bronquite infecciosa variante 2, são temas do Health & Performance Experience, da Phibro Saúde Animal

Síndromes respiratórias em aves, como a bronquite infecciosa variante 2, são temas do Health & Performance Experience, da Phibro Saúde Animal

A Phibro Saúde Animal, empresa referência em soluções para saúde e nutrição animal, abordou os perigos das síndromes respiratórias para a avicultura, em duas edições do “Health & Performance Experience”. Os eventos técnicos foram realizados em outubro e dezembro, em Cascavel (RS) e em Bento Gonçalves (RS). A lista de síndromes – que inclui a temível bronquite infecciosa – é causa comum de prejuízos para as granjas.

“As síndromes respiratórias representam o principal desafio para os avicultores da atualidade, aumentando os prejuízos relacionados a perdas no abatedouro. Por isso, é urgente alertar os produtores sobre os riscos e a necessidade de prevenção”, comenta a médica-veterinária Eva Hunka, mestre com foco em microbiologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e gerente produtos e serviços técnicos para biológicos da Phibro Saúde Animal.

De acordo com a especialista, alguns agentes infecciosos se mostram mais críticos em relação ao conjunto de sintomas respiratórios e são de notificação obrigatória, o que significa que devem ser acompanhados de perto. É o caso dos vírus da Doença de Newcastle, influenza aviária, laringotraqueíte e bronquite infecciosa.

O Vírus da Bronquite Infecciosa (IBV, na sigla em inglês) tem se revelado comum na maioria dos quadros respiratórios em aves. “O agente causador da bronquite faz parte da família gama-coronavírus e, além de doenças respiratórias, pode causar nefrite em galinhas, resultando em menor ganho de peso, redução da produção de ovos, deformidades da casca do ovo e aumento das taxas de mortalidade. O vírus, que é endêmico no país, tem grande potencial para mutações genéticas e conta com diversas variantes ao redor do mundo – havendo inclusive, uma brasileira”, comenta Eva.

Essas características tornam difícil o diagnóstico da bronquite como causa primária dos sintomas, que são agravados por outros componentes da síndrome respiratória. Assim, o cenário se torna ainda mais complexo, agravado pelo surgimento de novas variantes do IBV. Uma importante ação é eliminar causas e agravantes do problema, o que inclui revisitar técnicas de manejo, processos e programas de vacinação e doenças intercorrentes.

Recentemente, a Variante 2 (VAR2) da bronquite infecciosa se tornou foco de atenção no território nacional, já que cepas de vacinas existentes no mercado estavam se revelando ineficazes para fornecer proteção nos níveis desejados. Isso contribuiu para que a VAR2 se espalhasse, independentemente do programa de vacinação adotado pela granja.

“Estudos clínicos comprovaram que o imunizante TAbic IBVAR206 foi capaz de induzir proteção de 100% frente ao desafio, com dose única. A boa notícia é que a Phibro recebeu licença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para importação e comercialização no país da vacina viva, em tabletes efervescentes, contra esta variante da bronquite infecciosa. Para mais informações, procure o time da Phibro, que estará sempre atualizado sobre o processo”, finaliza Eva Hunka.

Health & Performance Experience

 Além de Eva Hunka, os eventos Health & Performance Experience contaram com palestras de Udi Ashash, diretor global da Phibro – sobre aprendizados e experiências no controle de IBV na Europa, na Ásia e na África –, de Josiane Tavares, do Centro de Diagnóstico e Monitoramento Animal (CDMA) – sobre gatilhos imunossupressores para as síndromes respiratórias – e de José Emílio Dias, assistente técnico da Phibro – sobre o panorama atual da Doença de Gumboro. Houve cerca de 80 pessoas e 26 empresas participando dos encontros.

“O evento teve um altíssimo nível técnico, trazendo à tona assuntos importantes para o controle das síndromes respiratórias, e isso ficou muito claro nos debates e interações com os participantes”, comenta a dra. Josiane Tavares.

Sobre a Phibro Saúde Animal  

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil.

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial