Dia de Finado | População de Baixa Grande – BA chegam cedo ao cemitério para lembrar entes que se foram

Dia de Finado | População de Baixa Grande – BA chegam cedo ao cemitério para lembrar entes que se foram

A quarta-feira, 2 de novembro de 2022, feriado do Dia de Finado, é o dia de visitar as jazidas e refletir sobre as pessoas que morreram, nas primeiras horas do dia, dezenas de moradores já se encontravam no cemitério localizado na sede de Baixa Grande – BA.

Eles visitaram os túmulos de seus parentes, realizava limpeza, acendiam velas e colocavam flores nas Jazidas. No centro do cemitério, uma capela e dentro dela as jazidas de diversas personalidades públicas de Baixa Grande, a exemplo de Edson da Silva Miranda falecido em 05 de março de 1990 e Eliza Alves Miranda, falecida em 28 de outubro de 2002, eles, os pais do Médico e ex-prefeito de Heraldo Alves Miranda, também sepultado na mesma jazida em 19 de junho de 2022.

Reportagem em Vídeo

Às 7:30hs foi celebrado uma missa aos mortos, o padre Fred Figueredo, Pároco da Paroquia de Baixa Grande, rezou pelos os que não estão mais entre nós. Em sua reflexão, o religioso falou das três fases da vida, a vida aqui na terra, a vida de Purificação e a vida celestial, ele frisou o purgatório, uma teoria católica de local de purificação.

Atualmente, Baixa Grande se encontra com 4 cemitérios públicos, um na sede, e cemitérios nos povoados de Italegre, Mandacaru e Viração.

Distante 9km da sede do município, tem a Jazida Perpetua da Família Pamponet, cemitério onde são sepultados os Pamponet e seus familiares, a exemplo Bianor Pamponet Suzart, prefeito por três mandatos em Baixa Grande (1937 a 1940, 1946 a 1950 e 1954 a 1958).

Com o cemitério da sede já quase sem espaço, está sendo construído um novo cemitério, localizado no Bairro Bela Vista, a obra iniciada em maio tinha previsão de ser concluída em setembro, para construção do novo cemitério, o governo Federal enviou R$ 615.987,42.

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial