Em 12 dias Lula perde 2,4 pontos para Bolsonaro, aponta pesquisa CNT/MDA

Em 12 dias Lula perde 2,4 pontos para Bolsonaro, aponta pesquisa CNT/MDA

O Instituto MDA, contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou na manhã deste sábado, 29 de outubro de 2022, a última pesquisa de intenção de votos para presidente, antes da eleição do 2º turno.

A pesquisa foi realizada de 26 a 28 de outubro de forma presencial com 2002 pessoas. O nível de confiança é de 95%, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01820/2022.

De acordo a Pesquisa o ex-presidente Lula tem 51,1% dos votos válidos; Bolsonaro vai a 48,9%.

A última pesquisa do Instituto CNT/MDA, foi divulgada em 17 de outubro, na época Lula (PT) tinha 53,5% e agora está com 51,1%. Jair Bolsonaro (PL): tinha 46,5% e agora está com 48,9%.

ESTIMULADA

Votos válidos:

Lula (PT): 51,1% (tinha 53,5%)
Jair Bolsonaro (PL): 48,9% (tinha 46,5%)

VOTOS TOTAIS

Nos votos totais, quando são considerados os brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro cresceu 3,1 pontos, e Lula oscilou 1,2 ponto para baixo.

Ambos empatam tecnicamente neste cenário: o ex-presidente tem 46,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 44,9%. Outros 5,6% indicaram voto branco, nulo ou que não iriam comparecer às urnas, e 2,6% ainda se mostram indecisos.

Lula (PT): 46,9% (tinha 48,1%)
Jair Bolsonaro (PL): 44,9% (tinha 41,8%)
Branco/nulo/não vai votar: 5,6% (era 6%)
Indecisos: 2,6% (era 4,1%)

ESPONTÂNEA

O Instituto MDA também fez apuração de votos espontâneos —quando os entrevistados não são questionados diretamente com a menção ao nome dos concorrentes.

Também há empate neste caso. Lula tem 45,5% das intenções, enquanto Bolsonaro obtém apoio de 44,1% dos entrevistados.

 

Outros 5,8% apontam voto branco, nulo ou dizem que não irão votar, e 4,6% se disseram indecisos.

Lula (PT): 45,5% (tinha 46,4%)
Jair Bolsonaro (PL): 44,1% (tinha 40,6%)
Branco/nulo: 5,8% (era 6,3%)
Indecisos: 4,6% (era 6,7%)

SOBRE O INSTITUTO

O Instituto MDA, de Lavras (MG), foi fundado em 1988. Em 2012, tornou-se parceiro da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e passou a realizar somente a pedido da confederação levantamentos sobre intenções de votos.

Segundo o próprio instituto, uma ou outra entrevista desses levantamentos pode ter sido realizada em pontos de grande fluxo de pessoas para garantir que o perfil do eleitorado esteja corretamente representado na pesquisa. Essa metodologia de entrevistas pessoais em residências segue como a principal do MDA.

Ediomário Catureba | DRT 8484-BA

Comunicador, responsável pelos sites www.catureba.com.br e www.baixagrande.net

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