A noite da quinta-feira, 25 de junho de 2026, foi marcada por muita cultura, tradição e forró em Lagoa do Cipó, povoado localizado a 19 km da sede de Baixa Grande, que recebeu mais uma edição do São João de Nossa Gente, festas promovudas pela Prefeitura de Baixa Grande.
Reportagem em Vídeo
A programação teve início com apresentações de quadrilhas juninas. A Explosão Nordestina, da Lagoa do Mamão, abriu a noite contando a “Saga do Vaqueiro”, destacando a luta, os desafios e a importância do vaqueiro para a cultura e economia nordestina.

Em seguida, foi a vez da quadrilha Vamo Q Vamo, da Lagoa do Cipó, criada em 2017, que emocionou o público com sua apresentação tradicional, levando alegria para os moradores da comunidade e visitantes.

Encerrando as apresentações de quadrilhas, a Vai, Vai, Sai da Frente, da sede de Baixa Grande, apresentou o tema que celebra seus 20 anos de história, relembrando sua trajetória de incentivo à cultura junina no município e em diversas cidades da Bahia.

Após as quadrilhas, a festa continuou com as atrações musicais. Xoxó dos 8 Baixos, conhecido como “o museu vivo de Baixa Grande”, levou ao público o forró tradicional ao som da zabumba, triângulo e sua sanfona de 8 baixos.

A Banda D’Boys trouxe um repertório diversificado, misturando influências paulistas, forró, arrasta-pé e elementos eletrônicos. Formada por artistas de São Paulo e também por baixagrandenses que atualmente residem no estado paulista, a banda animou o público presente.

O encerramento da noite ficou por conta da Banda Pegada 2, uma das atrações mais aguardadas pelos moradores de Lagoa do Cipó.

O São João de Nossa Gente segue com programação até domingo. Nesta sexta-feira (26), a festa acontece na Lagoa do Mamão; no sábado (27), em Novo Sítio; e no domingo (28) encerra com o São Pedro em Viração.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba


