Escolas em Tempo Integral de Baixa Grande buscam melhorar a qualidade do ensino
Nova iniciativa da gestão municipal oferece mais oportunidades de aprendizado e atividades culturais para os estudantes
O município de Baixa Grande vem registrando, nos últimos anos, uma queda nos índices de qualidade da educação, como o IDEB, SABE e SAEB. Com o objetivo de reverter esse cenário, a atual gestão implantou, neste ano letivo, o sistema de ensino em tempo integral em algumas escolas da rede municipal.
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Na sede do município, o tempo integral já está em funcionamento em três unidades escolares. Na tarde desta quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a reportagem visitou a Escola de 1º Grau Lídia Peixoto Santana para acompanhar de perto as atividades e ouvir alunos e professores.
Durante três dias da semana, os estudantes participam do turno integral. Pela manhã, assistem às aulas regulares; após o almoço servido na escola, retornam para as oficinas e reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática.

Para o estudante Cleverson Araújo, o tempo integral é uma iniciativa muito positiva:
“É ótimo, porque traz mais sabedoria e oportunidade de descobrir novas coisas.”
A aluna Havena, moradora da comunidade de Lagoa Queimada, também destaca os benefícios:
“Através da educação em tempo integral, estou aprendendo muitas coisas boas e diferentes.”
Entre as atividades oferecidas está a oficina de música, coordenada pela professora Alana Estrela, que ministra aulas às terças e quartas-feiras. Os alunos têm aprendido noções de coral, afinação vocal, postura e conceitos básicos de violão.

A estudante Ana Lícia, que participa das aulas de música, conta que tem se desenvolvido bastante:
“Às vezes a gente erra, mas depois acerta. Estou aprendendo muito!”
As aulas de coral também contam com o acompanhamento da professora Adeilza Miranda. Neste mês de novembro, os alunos estão ensaiando músicas que celebram a Consciência Negra, valorizando a cultura afro-brasileira e promovendo reflexões sobre a igualdade racial.
Na próxima quarta-feira, dia 19, a escola dedicará o dia inteiro a atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra. As ações contarão com desfile, apresentações de dança, cânticos, entre outras atividades.

A implantação do tempo integral tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, fortalecendo o aprendizado e oferecendo experiências que contribuem para o desenvolvimento intelectual, artístico e social das crianças e adolescentes de Baixa Grande.
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Por: Ediomário Catureba


