Chuva de inverno e frio em outubro assustam moradores de Baixa Grande
As mudanças climáticas anunciadas por órgãos que estudam o meio ambiente são amplamente discutidas, mas muitas vezes percebidas de forma sutil. No entanto, o que está acontecendo durante esta penúltima semana de outubro de 2025 em Baixa Grande tem chamado a atenção de muitos e surpreendido até os mais antigos moradores da cidade.
É comum que o frio e as chamadas chuvas de inverno ocorram entre os meses de maio e agosto. A partir de setembro, inicia-se normalmente o período mais quente, com chuvas fortes acompanhadas de relâmpagos e trovões.
Mas, diferente dos anos anteriores, neste ano o município tem registrado chuvas finas e temperaturas baixas, típicas do inverno, fazendo com que os moradores recorram às blusas e cobertores.
Assista Depoimentos
Valdenor Pereira, conhecido como Zinho da Viração, conta que está prestes a completar 80 anos e nunca presenciou frio e chuvas finas em pleno mês de outubro.
“Tudo o que Deus faz é bom. A gente pensa uma coisa e Deus pensa outra”, afirmou o morador.
A aposentada Zulima também comentou sobre o clima incomum:
“O tempo está mudando, e o povo não está acreditando na mudança que Deus tem feito. Estamos vendo várias coisas que estão nos evangelhos acontecendo agora.”
Apesar do frio, ela diz estar contente com as chuvas, acreditando que teremos um Natal bem verde:
“O Natal do Senhor não tem nada seco, é tudo verde.”
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba

