Estudantes de Baixa Grande realizam o 3º Desafio do Concurso Programa Despertar 2025
O Programa Despertar, promovido em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, a Prefeitura Municipal de Baixa Grande e o Sindicato dos Produtores Rurais, vem movimentando as escolas do campo (escolas da zona rural) do município.
Em cada escola, é eleito um(a) estudante como Agente Despertar, que representa a unidade escolar até o final do ano. Durante o mandato, são realizados seis desafios, cada um valendo pontos. Na manhã da sexta-feira, 12 de setembro de 2025, os estudantes participaram do 3º desafio: uma entrevista com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais.
Reportagem em Vídeo
Eles selecionaram perguntas relacionadas a duas cadeias produtivas presentes em suas comunidades escolares: a produção de hortaliças e a produção de leite. As perguntas foram respondidas por Júlio Cotias, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e atual Secretário de Agricultura de Baixa Grande.

Maria Eduarda, representante da Escola Municipal Antônio Sacack, perguntou sobre os principais desafios enfrentados pelos produtores de hortaliças em Baixa Grande. Em resposta, Júlio destacou diversos pontos, mas ressaltou que o maior desafio é o acesso à água.
Júlio comentou ser muito interessante ver os estudantes se integrando com a Educação do Campo e com a produção local, pois isso lhes proporciona uma visão mais ampla da área rural como uma oportunidade de futuro, sendo possível dela retirar sustento e renda, tornando-se o principal ambiente de trabalho.

Durante a entrevista, as crianças foram acompanhadas por seus pais ou responsáveis. Girlene, mãe de Kauan (estudante da Escola Antônio Pampnet), contou que esse desafio tirou a tranquilidade do filho: segundo ela, ele quase não dormiu na noite anterior ao 3º desafio, de tanta ansiedade.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba


