Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária na Expo Mairi 2025

Teve início na sexta-feira, 15 de agosto de 2025, a 1ª Expo Mairi – Feira Agropecuária, da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento reúne comercialização e concurso de animais, palestras, shows musicais, homenagens, além de promover o fortalecimento da Economia Solidária por meio da venda de produtos da Agricultura Familiar.
Reportagem em Vídeo
Uma área foi reservado especialmente para a comercialização desses produtos, incluindo alimentos e artesanatos.
Malena Tauane, agente produtiva do Centro Público da Economia Solidária – CESOL Bacia do Jacuípe, acompanha e auxilia na organização dos stands. Para ela, eventos como este são fundamentais para a comercialização e divulgação dos produtos da Agricultura Familiar em Mairi e nos municípios vizinhos.
Sane Prates, responsável pela marca ACEPIPES do Chefe, destaca-se pela produção de geleias em diversos sabores, incluindo opções tipicamente baianas, como a geleia com pimenta. Para ela, participar da feira é uma oportunidade não só de vender seus produtos, mas também de conhecer pessoalmente seus clientes.
Fernanda Quele, integrante da Associação do Licuri de Várzea da Roça, está expondo uma variedade de produtos derivados do licuri. “Além de comercializar e agregar valor aos nossos produtos, essa é uma oportunidade de apresentar nosso trabalho e o nosso produto, o ‘Ouro do Nordeste’”, afirma.
A artesã Zenóbia Vilas Boas, de Capim Grosso, participa junto com seu esposo, confeccionando e comercializando chinelos de couro em diversos modelos e estilos, tanto para o público masculino quanto feminino.
Para os amantes de plantas, a Expo Mairi conta também com um stand de flores de diferentes tipos e tamanhos, ideal para cultivo ou presente. A responsável pelo espaço é Raquel Souza, do horto Império das Flores, de Ipirá.
Os stands têm recebido a visita de moradores e estudantes, que aproveitam para conhecer a diversidade de produtos e animais expostos na 1ª Expo Mairi. Um grupo de alunos do Colégio Abelardo Moreira comentou sobre a importância e variedade do evento.
Acompanhada pelos pais, Valéria Trindade compartilhou sua experiência: “Visitei todos os stands e fiquei encantada com os animais. Mesmo sendo bravos, achei muito bonitos”.
A Expo Mairi continua até domingo (17), com programação diversificada que inclui comercialização de animais, leilões, oficinas, palestras, shows musicais e muito mais. Neste sábado, 16, a expectativa é de grande público e movimentação.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba