Secretaria de Saúde de Baixa Grande distribui 345 colírios para pacientes com Glaucoma

A Secretaria Municipal de Saúde de Baixa Grande, em parceria com o Hospital de Olhos HCOE, realizou nesta terça-feira (23) uma importante ação voltada para o combate ao Glaucoma, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.
Reportagem em Vídeo
Ao todo, 345 colírios foram distribuídos gratuitamente a 115 pacientes portadores da doença, que também passaram por exames oftalmológicos, como aferição da pressão intraocular e exame de fundo de olho.
A ação foi conduzida por uma equipe itinerante do HCOE, coordenada por Emerson Oliveira. Segundo ele, a capacidade do programa no município é de 100 pacientes, mas atualmente já atende 115, o que demonstra a alta demanda. Ele também destacou que, desde 2018, o Governo Federal não amplia o programa, dificultando o acesso de novos pacientes.
João Gualberto, servidor público e beneficiário do programa há mais de 10 anos, relatou que a cada três meses recebe atendimento e três colírios para uso contínuo durante 90 dias. O tratamento, segundo ele, é essencial para a manutenção da visão.
A Secretária Municipal de Saúde, Ilmara Leal, ressaltou a importância e a grandeza do projeto. “O tratamento do Glaucoma é muito caro. Esse programa garante não só o cuidado contínuo como também o acesso à medicação de forma gratuita. Precisamos da ampliação urgente para atender a todos que precisam”, afirmou.
A Secretaria reforça o compromisso com a saúde ocular da população e segue buscando parcerias para garantir atendimento preventivo e tratamento eficaz aos pacientes diagnosticados com Glaucoma.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba