Festa do Trabalhador em Várzea da Roça une cultura, tradição e valorização da agricultura familiar

Realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea da Roça, a 20ª edição da Festa do Trabalhador foi marcada por fortes expressões de cultura, tradição e valorização da agricultura familiar.
O evento teve início às 9h, na BA-130, sentido São José do Jacuípe, a cerca de 2 km da sede do município. Famílias inteiras chegaram em carroças enfeitadas com frutas, verduras, desenhos e fotos que retratavam o dia a dia no campo. As carroças, puxadas por bois, jumentos ou cavalos, foram um dos símbolos do dia especial dedicado ao agricultor e à agricultura familiar.
Reportagem em Vídeo
Guiados por um carro de som, os participantes desfilaram até o centro da cidade. O desfile foi organizado em categorias: grupos a pé representando associações e comunidades, carroceiros, cavaleiros e tratoristas — todos demonstrando a força e a diversidade da agricultura familiar da região.
Morador da Fazenda Alto Bonito, Cláudio Silva, conhecido como Cláudio da Carroça, é presença garantida em todas as edições do evento. Em sua carroça, leva a esposa, filhos e netos, reforçando a importância da participação familiar.
Na praça central, um palco foi montado para apresentações culturais, com depoimentos emocionantes, danças, coreografias, cantorias e muito forró pé de serra.
Todos os anos, a festa adota um tema. Nesta 20ª edição, o tema escolhido foi: “Não venda sua terra, não venda sua vida”. A escolha se deu após o sindicato observar um aumento na venda de propriedades rurais por famílias que, hoje, se encontram sem meios para produzir. “Quem não vive da agricultura familiar, depende dela”, destacou Pedro, diretor-presidente do Sindicato.
O evento contou também com a presença de representantes sindicais e de organizações da categoria em nível estadual. O Sindicato de Baixa Grande foi representado pela diretora-presidente Helena Rita, que parabenizou a organização de Várzea da Roça pela “belíssima festa”. O presidente da Câmara Municipal, Alexandre, também fez questão de prestigiar e valorizar o evento, destacando a importância dos homens e mulheres do campo que trabalham para colocar comida na mesa de todos.
Ainda neste mês, Várzea da Roça sediará outro grande evento em prol da agricultura familiar: a Festa do Licuri, promovida pela Cooperativa de Produção da Região Piemonte da Diamantina (COOPES), com sede em Capim Grosso. A festa será realizada nos dias 23, 24 e 25 de maio.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA