Professora Raquel leva seus alunos para conhecer horta hidropônica em Baixa Grande

Aiane, secretária de educação também acompanhou a visita e elogiou a inciativa da professora
A professora Raquel Suzart, do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Maria Edna Matos, em Baixa Grande, dedicou as últimas duas semanas à conscientização sobre alimentação saudável. O foco do projeto foi o estudo das hortaliças, suas vitaminas e os benefícios que proporcionam à saúde.
Como parte da conclusão do trabalho, nesta quinta-feira, 25 de setembro de 2025, a professora levou seus alunos para uma visita de campo à horta do agricultor Jurandir, mais conhecido como Calabresa.
Reportagem em Vídeo
Jurandir é produtor de hortaliças, com ênfase no cultivo de alface e coentro por meio da técnica da hidroponia — método de cultivo sem uso do solo. Durante a visita, ele explicou aos estudantes todas as etapas do processo: desde o plantio das sementes, o período de germinação, os cuidados necessários até a colheita.
Quando perguntada sobre a importância da alface na alimentação, a aluna Nataline Nepomuceno demonstrou facilidade ao explicar as vitaminas presentes na hortaliça e suas utilidades tanto para a alimentação humana quanto para a alimentação animal.
Além do cultivo de hortaliças, Jurandir também desenvolve a piscicultura em sua propriedade. Os estudantes conheceram várias etapas da criação de peixes de pequeno e médio porte, como o pirarucu, um peixe nativo da Amazônia que pode atingir até 2 metros de comprimento e pesar até 150 kg.
Para realizar a visita, a professora Raquel contou com o apoio de algumas mães. Louciane Matos. Maria Ilza parabenizou a iniciativa da professora, destacando a importância de aliar o ensino teórico à prática.
“É com grande prazer que me encontro aqui hoje, onde presenciamos essa lindeza, este trabalho riquíssimo que Calabresa tem feito em sua propriedade. Hoje desejei que todos os estudantes de minha cidade estivessem aqui nesta aula”, comentou emocionada a professora Raquel.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba