Empossada nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande

Eleitos no último dia 24 de julho, foram empossados na manhã da quarta-feira, 27 de agosto de 2025, os membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes para um mandato de 4 anos à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Baixa Grande.
Reportagem em Vídeo
Por meio de votação, os sócios e sócias reconduziram Helena Rita ao cargo de diretora-presidente para seu segundo mandato consecutivo. Em seu discurso de posse, Helena agradeceu aos associados pela confiança depositada e reafirmou o compromisso de uma gestão coletiva e participativa:
“Essa vitória não é individual, é coletiva, fruto de cada companheiro e companheira que acredita em um sindicato forte, democrático e atuante.”
Helena destacou ainda que assumir a direção do sindicato é compreender que ele representa mais do que uma instituição: é a voz dos agricultores e agricultoras familiares, um espaço de construção de respeito, dignidade e valorização da classe trabalhadora rural.
Dois ex-presidentes do sindicato também fizeram uso da palavra, relembrando os avanços conquistados ao longo dos 41 anos da entidade. Jairo Rios pontuou algumas das pautas defendidas no início da entidades, como:
- A conquista do direito ao salário mínimo completo para aposentados pelo antigo Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), uma vez que anteriormente os aposentados recebiam apenas meio salário mínimo;
- O direito à aposentadoria para ambos os cônjuges na mesma residência, já que antes apenas um podia se aposentar;
- O direito do cônjuge sobrevivente permanecer com a aposentadoria em caso de falecimento do companheiro ou companheira, quando há filhos menores;
- Entre outras conquistas obtidas por meio da luta sindical.
O prefeito de Baixa Grande, Adraldo Canário, e o vice-prefeito, Adnaldo Melo, também estiveram presentes à cerimônia de posse. Em sua fala, Canário afirmou que, por vir da área do comércio, tinha pouco conhecimento sobre o movimento sindical rural, mas que, durante sua gestão, tem aprendido muito sobre a importância do setor. Ele se comprometeu a manter a prefeitura como parceira do sindicato na busca por melhorias para o município.
Já o vice-prefeito, Adnaldo Melo, que também atua como contador do sindicato, parabenizou a entidade por sua trajetória de mais de quatro décadas e ressaltou a importância da educação para o fortalecimento das comunidades do campo.
www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba