Sócias da Associação de Mulheres Produtoras e Inovadoras de Italegre participam de curso de Corte e Costura em Baixa Grande
Costureira, uma jornada pelas mãos que criam, sustentam e desafiam a invisibilidade
Após a conquista de um espaço próprio e a aquisição de máquinas de costura, chegou a vez da capacitação! As mulheres integrantes da Associação de Mulheres Produtoras e Inovadoras de Italegre, distrito localizado a 17 km da sede do município, estão participando de um curso de Corte e Costura, ministrado por Adelita Mendes, proprietária da Escola Dueto’s da Costura, em Feira de Santana.
Reportagem em Vídeo
Com duração de dois dias, o curso conta com 20 participantes que estão aprendendo diversas técnicas de costura, utilizando diferentes tipos de máquinas. A formação começou com a confecção de fardamentos, mas a expectativa é de que os conhecimentos possam ser ampliados futuramente para outras peças e produtos.

Edna Dantas, presidente da Associação, expressou sua felicidade com a chegada das máquinas semi-industriais e com a realização do curso. Ela agradeceu à deputada Maria Del Carmo, responsável pela emenda que possibilitou a aquisição dos equipamentos, e também ao Instituto Agrovida, que levou essa capacitação até a comunidade. Para Edna, além de ser uma fonte de renda, a costura é também uma prática recreativa e terapêutica.
Entre as alunas, há desde costureiras experientes até iniciantes. Suede, por exemplo, aprendeu a costurar há 40 anos. No início, fazia roupas apenas para uso próprio, mas com o tempo, a costura se tornou uma de suas principais fontes de renda. No curso, além de aprender o manuseio das novas máquinas, ela compartilha seus conhecimentos com as colegas, auxiliando quem está dando os primeiros passos.

Já Taiane Martins está tendo seu primeiro contato com a costura. Sem experiência anterior, ela pretende adquirir sua própria máquina e continuar se aperfeiçoando com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso.
www.catureba.com.br
Por Ediomário Catureba



