Embasa retira mais de 300 ligações clandestinas em Serrinha e Riachão do Jacuípe

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) intensificou as ações de combate a fraudes no sistema de abastecimento e removeu, somente no primeiro semestre de 2025, 386 ligações clandestinas de água nos municípios de Serrinha e Riachão do Jacuípe.
Um dos casos mais impactantes foi registrado em Serrinha, no povoado de Barra Grande. Técnicos da empresa identificaram uma ligação irregular que abastecia clandestinamente um loteamento com 12 casas e um tanque destinado à criação de peixes. Estima-se que a fraude desviava aproximadamente 240 mil litros de água por mês — volume suficiente para suprir as necessidades básicas de até 40 residências no mesmo período, considerando um consumo médio de 6 mil litros por domicílio.
Esse tipo de furto prejudica diretamente o abastecimento de moradores que estão com suas contas em dia e possuem ligações regulares. Além da possibilidade de desabastecimento, o desvio irregular compromete a pressão e a qualidade da água que chega às casas dos consumidores.
As fraudes não se limitam às ligações clandestinas. Segundo a Embasa, também são comuns as violações em ramais prediais e nos hidrômetros, com o objetivo de manipular o registro de consumo. Todas essas práticas são consideradas crimes contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, e podem resultar em multa e reclusão de um a quatro anos.
A Embasa reforça a importância da colaboração da população no combate às irregularidades e disponibiliza canais para denúncias anônimas: pelo telefone 0800 0555 195 ou pelo Atendimento Virtual no site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br.
Fonte: www.jacuipenews.com.br
Informações Ascom/Embasa
Foto: Reprodução