Em Baixa Grande, galinha balão, põe um ovo dentro de outro

Em Baixa Grande, galinha balão, põe um ovo dentro de outro

O agricultor Márcio Rios Maciel, residente em Viração, distrito distante 18km da sede de Baixa Grande – BA, se deparou com uma situação inusitada.

Ele juntamente com sua mãe Ivone, cria algumas galinhas no terreiro de casa, algumas delas são da raça Galina Sertaneja Balão, as famosas GSB de Baixa Grande.

Reportagem em Vídeo

Uma das galinha sempre põem ovos com duas gemas, normalmente um ovo 50% maior que o normal, mas na quarta-feira, 13 de setembro de 2023, o ovo da galinha foi bem diferente, cerca de 3 vezes maior que o normal e bem alongado.

Marcelo postou em um grupo, mostrando aos demais criadores a situação, o site www.catureba.com.br foi até a comunidade nesta quinta-feira, 14, o agricultor explicou a situação e abriu o ovo para descobri de que se tratava.

Para sua surpresa, dentro do ovo, encontrava outro ovo, em uma pesquisa na Internet foi verificada que o caso é raro, mas pode acontece, segundo alguns veterinários o processo é chamado de contra-peristáltica. No processo normal, um ovo leva cerca de um dia para ser formado, entre 16 e 26 horas, nesse período um óvulo, que se tornará a gema, é transportado do ovário para o oviduto, neste trajeto vai recebendo camadas, até tornar-se no ovo que conhecemos.

Em algumas situações raras, o ovo é levado até ao mesmo local em que o segundo está em formação e recebe as camadas para formação da casca junto do outro ovo. Assim é gerado um ovo um pouco maior do que o normal e com essa “anomalia”.

A filha da mesma galinha, com apenas 8 meses, iniciou sua postura no domingo, dia 10, em 5 ovos produzido por ela, 2 foram com duas gemas, inclusive a produção desta quinta-feira que foi verificada em nossa reportagem.

www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA

Catu Informática ME

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial